A Grécia enfrentou vários incêndios florestais, inundações e terremotos devastadores nas últimas décadas, com a frequência e intensidade de alguns eventos a aumentar devido às mudanças climáticas.
Principais Desastres Naturais na Grécia
Incêndios Florestais
Os incêndios florestais são comuns durante os verões quentes e secos na Grécia, mas tornaram-se mais destrutivos nos últimos anos.
- 2021: Uma série de incêndios florestais de "proporções sem precedentes" assolou várias áreas do país, incluindo a ilha de Eubeia, forçando evacuações em massa e causando grande destruição.
- 2007: Grandes incêndios florestais em todo o país resultaram na morte de pelo menos 67 pessoas em agosto daquele ano, devastando áreas como o Parque Nacional de Parnitha, perto de Atenas.
- Outros anos: Vários outros anos, incluindo 2023 e 2025, também registaram períodos graves de incêndios com múltiplos focos ativos e danos significativos a propriedades e saúde pública.
Inundações
Eventos de inundações repentinas (flash floods) têm aumentado, muitas vezes após períodos de seca severa e incêndios que eliminam a vegetação que retém a água.
- 2023: A tempestade Daniel causou as piores inundações já registadas na Grécia, devastando a região da Tessália (o centro agrícola do país), destruindo casas, estradas e matando pelo menos 16 pessoas.
- 2022: Inundações destrutivas na ilha de Creta, especialmente na área de Agia Pelagia, causaram duas mortes e grandes danos.
- 2017: Inundações repentinas em West Attica deixaram mortos e foram descritas como um dos maiores desastres naturais dos últimos anos na época.
Terremotos
A Grécia é uma das áreas da Europa mais propensas a terremotos devido à sua localização nas placas tectônicas do Mar Egeu.
- 1999: Um terremoto perto de Atenas foi o desastre natural mais devastador e custoso do país em quase 20 anos na altura, causando danos significativos na capital.
- 2020: Um forte terremoto no Mar Egeu, perto de Samos, gerou um tsunami que atingiu a costa de Samos, na Grécia, e Izmir, na Turquia.
- Outros eventos: Terremotos de magnitude moderada a forte ocorrem regularmente, como os registados perto de Creta em 2020 e na Tessália em 2021, que causaram danos económicos notáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário